Hoje não vamos falar sobre as especificidades logísticas do casamento da Jennifer Lopez e do Ben Affleck, nem tão pouco dos segredos para um “corpo de verão” todo o ano ou das férias da Cristina Ferreira em Ibiza – assuntos que, pelos vistos, estão na ordem do dia da silly season.
Vamos falar sobre enchidos?
No passado dia 31 de julho, o físico Etienne Klein partilhou no Twitter uma imagem com a seguinte legenda: “Foto da Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz. Foi tirada pelo JWST [Telescópio espacial James Webb]. Este nível de detalhe…um novo mundo é revelado dia após dia.”
Depois de milhares de partilhas e comentários, o cientista acabaria por pedir desculpas, alguns dias depois, admitindo que a imagem era falsa: em vez de uma estrela, a imagem retratava, na realidade, uma rodela de chouriço.
A brincadeira, explicou ele, teve um objetivo educacional: mostra a capacidade de sermos enganados e questiona a nossa relação com as fontes de informação. Quantas vezes são veiculadas informações sem sequer as questionarmos?
Diga-se, no entanto, que a imagem da rodela de chouriço, recebeu mais “gostos” do que as imagens reais que o cientista tem publicado do telescópio James Webb.
Apelando à verdade inequívoca dos ditados populares, posso garantir-lhe que não gosto mesmo nada de “encher chouriços” e nunca “vendo gato por lebre”.
Se tem um imóvel para venda e, tal como eu, acredita que “tempo é dinheiro” e que “nem tudo o que reluz é ouro” (sim, podíamos ficar aqui o dia todo com estes trocadilhos, mas temos ambos coisas mais importantes para fazer): fale comigo.
Até breve!
Gustavo