Nos últimos dias, surgiu um novo país colado a Portugal. Já ouviu falar do Listenbourg?
Tudo começou com uma piada, feita pelo influenciador francês Gaspardo, no Twitter, a troçar do alegado fraco conhecimento que os americanos têm da geografia do mundo: “Tenho a certeza de que os americanos não sabem o nome deste país”, dizia a legenda que acompanhava um mapa alterado, que apresentava um país com o território semelhante ao de França “colado” a Portugal e a Espanha.
A partir daí, como muitas vezes acontece nas redes sociais, o assunto ganhou dimensões épicas, com entidades e marcas internacionais a aderirem à brincadeira.
Três dias depois, o país imaginário já tinha bandeira, hino, um site próprio, um Governo, um chefe de Estado e não faltam publicações de fotos de supostos locais turísticos e patrimoniais desta nova criação geográfica.
Mas o fenómeno não ficou por aqui: a empresa de entregas Deliveroo, a empresa de telecomunicações Free, o banco online Ma French Bank e o McDonald’s, por exemplo, decidiram juntar-se a este mundo imaginário, colocando os seus serviços à disposição nesta nação fictícia.
O país foi também convidado a participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, pelo comité organizador, que aumentou o número de delegações para 207.
Com tudo isto, não será de estranhar que eu esteja a explorar a possibilidade de arranjar uma bela casa junto ao mar, em Listenbourg, e mudar-me também para lá. Talvez até possa, finalmente, ter uma horta e algumas galinhas.
Se tem um imóvel para vender – ou se ainda não tinha pensado vender o seu, mas ao ter conhecimento desta notícia ficou com uma incontrolável vontade de vender e mudar-se também para o (recentemente inventado) país vizinho, fale comigo.
Até breve!
Gustavo Sousa