(+351) 91 385 1212

O poder das perguntas certas

Picture of Gustavo Sousa

Gustavo Sousa

Há algumas décadas, o pastor americano Robert Schuller lançou uma pergunta que tem andado nas bocas de tantos: O que tentaríamos fazer se soubéssemos que não falharíamos?  Apesar de alguns a encararem como falaciosa, é importante por funcionar como um inspirador alimento da imaginação. Ela apaga o medo da falha, abre-nos a porta do mundo e sussurra-nos ao ouvido: pensa em grande!

Sebastian Thrun, fundador do Google X, defende que “as pessoas falham, sobretudo, porque têm medo de falhar.” Os inovadores têm de ser destemidos, “o medo de falhar impede-nos de tentar coisas grandiosas (…) e a vida torna-se uma maçada. As coisas espantosas deixam de acontecer.” Mas, se ultrapassarmos esse medo, acrescentou: “As coisas impossíveis serão de repente possíveis.”

Aceitando a hipótese de que, nas nossas vidas, o cenário de nunca falharmos é irrealista, uma boa forma de desconstruirmos o medo é pensar: “E se eu falhar, qual é o pior cenário que pode acontecer?”. Desde criança, incutem-nos o medo da falha. Vivemos numa sociedade implacável, que não se coíbe de apontar o dedo ao erro, às tentativas goradas, aos tropeços a que todos estamos sujeitos. Tentar nunca será pior do que ficar parado, à espera que aconteça ou que façam por nós. Tentar é a véspera do sucesso, o chão onde os nossos projetos e sonhos aprendem a andar.

Como refere Warren Berger, no livro A Arte de Fazer Perguntas, é importante encontrarmos a nossa pergunta, a que define o nosso propósito. Comecemos com uma e, depois, devagarinho, vamos plantando outras perguntas, regando o nosso propósito de vida. Muitas vezes, são as perguntas que nos escolhem a nós. “O que fará dela uma pergunta bonita para nós, e que valha a pena reter connosco, é a paixão que sentimos por ela. (…) Quando encontrar uma pergunta bonita, apegue-se a ela.”

“Se podem colocar um homem na Lua, por que não conseguirei eu vender o seu imóvel?” 


Esta é uma das minhas perguntas preferidas. Qual é a sua?

Partilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Outras dissertações

PREENCHA E FIQUE A SABER DAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

Rodeado dos melhores, decidi em 2022 dar um salto de fé e nasceu a KW Exclusive, uma empresa de formação e consultoria imobiliária. 

Para nós, o imobiliário é mais do que um negócio, é pessoal. É aquilo em que pensamos quando acordamos e é o que nos move, é o que respiramos e aquilo em que acreditamos. Não sabemos nem queremos o mais ou menos, o fazer por fazer ou empurrar os dias com a barriga. Não picamos o ponto nem marcamos passo. Não aceitamos a mediocridade, a lei do menor esforço, o cinzentismo e o pessimismo. Não fechamos os olhos durante o salto nem evitamos percorrer o caminho mais longo se for ele que nos leva ao resultado.

Quando damos tudo o que somos, por tudo aquilo em que acreditamos, a magia acontece. A nossa missão não é fazer bem, é fazer o melhor, quebrar estereótipos e barreiras. Mudar vidas. E começamos pelas nossas, “porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam.”

 Também está farto de estar bem?

PREENCHA E ENTRAREI EM
CONTACTO BREVEMENTE