(+351) 91 385 1212

Sabe o que significa Ubuntu?

Picture of Gustavo Sousa

Gustavo Sousa

De acordo com uma lenda africana, um antropólogo visitou um povoado com o intuito de conhecer a sua cultura e valores fundamentais. Durante a sua estadia, decidiu lançar um desafio às crianças: colocou um cesto de frutas junto a uma árvore e informou-os de que o primeiro a chegar à árvore teria direito a ficar com o cesto de frutas.

Assim que deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, as crianças surpreenderam-no: deram as mãos umas às outras e começaram a correr juntas, chegando juntas ao prémio, que acabaram por dividir.

O antropólogo quis saber por que motivo tinham decidido agir desta forma, não tendo optado por correr separadamente, podendo, desta forma, um deles ficar com todo o cesto de frutas, não tendo de o dividir com os restantes. Uma das crianças explicou:

– Ubuntu. Como é que um de nós poderia ficar feliz se os restantes estivessem tristes?

Ubuntu é um termo antigo, da língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu), que significa “humanidade”, sendo, normalmente, traduzido como “Humanidade para os outros” ou “Sou o que sou por causa do que nós somos”. Na África do Sul, a palavra Ubuntu é parte de uma filosofia humanista, ética e ideológica também conhecida como Ubuntuísmo.

Quantas vezes, durante a nossa vida, realmente praticamos este Ubuntuísmo? Quantos de nós estão dispostos a dar as mãos, correr junto em direção ao prémio e dividi-lo? Quantas vezes assistimos a fura-filas e reinterpretações livres e criativas da ética e do abnegado altruísmo e humanismo. Quanto do eu estamos dispostos a abdicar em proveito do nós?

Sou o que sou por causa do que nós somos. 

Conte comigo para lhe dar a mão e corremos juntos em direção ao prémio.

Partilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Outras dissertações

PREENCHA E FIQUE A SABER DAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO

Rodeado dos melhores, decidi em 2022 dar um salto de fé e nasceu a KW Exclusive, uma empresa de formação e consultoria imobiliária. 

Para nós, o imobiliário é mais do que um negócio, é pessoal. É aquilo em que pensamos quando acordamos e é o que nos move, é o que respiramos e aquilo em que acreditamos. Não sabemos nem queremos o mais ou menos, o fazer por fazer ou empurrar os dias com a barriga. Não picamos o ponto nem marcamos passo. Não aceitamos a mediocridade, a lei do menor esforço, o cinzentismo e o pessimismo. Não fechamos os olhos durante o salto nem evitamos percorrer o caminho mais longo se for ele que nos leva ao resultado.

Quando damos tudo o que somos, por tudo aquilo em que acreditamos, a magia acontece. A nossa missão não é fazer bem, é fazer o melhor, quebrar estereótipos e barreiras. Mudar vidas. E começamos pelas nossas, “porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam.”

 Também está farto de estar bem?

PREENCHA E ENTRAREI EM
CONTACTO BREVEMENTE