As temperaturas desceram e pôs-se um verão com cara de outono.
Falar do tempo é dos desbloqueadores de conversa preferidos de muitas pessoas. A mim, o assunto arrefece-me. Tal como me arrefece a boa disposição continuar a ouvir acesas discussões sobre os concertos dos Coldplay. Há dias, deparei-me com este anúncio, que aparentemente já se tornou viral.
Contaram-me, também, que há diversos “empreendedores” a revender bilhetes para os concertos a 1.700€. A necessidade aguça o engenho, dizem.
Por falar em engenho e iniciativa, o que faz de nós realmente especialistas num assunto?
O que faz do Rei dos Frangos o soberano em matéria de churrasco? A Rainha da fartura e do churro terá conseguido o trono legitimamente ou terá havido ato insurreto? O Rei do Pastel de Nata terá travado doces batalhas para assegurar sucessão?
Anders Ericsson, no seu livro “Peak – Como Se Tornar o Melhor na Sua Área”, divulga os resultados de uma pesquisa segundo a qual a especialização em algo obriga a um esforço de cerca de 10 mil horas.
É agora que podia dizer-lhe, com o ar sobranceiro e o nariz em riste, que o meu imobiliarómetro – sim, acabei de inventar a palavra – já conta com muito mais de 10 mil horas.)
10 mil horas. Não é assim tanto se pensarmos no assunto. Quantas horas já foram investidas a visionar, com o cérebro em ponto morto, as telenovelas da TVI? (Nada contra as telenovelas da TVI, mas normalmente prefiro aborrecer os meus neurónios com outros dramas).
Se é dos que dava tudo para ainda conseguir um bilhete para ir ver os Coldplay, tenho boas notícias para si. I will fix you (note bem a subtil referência, para causar empatia).
Não, não tenho bilhetes, mas tenho uma oferta: conhece alguém que tenha um imóvel para venda? Coloque-me em contacto com essa pessoa. O que tem a ganhar em troca? Recebe 1.000€ com o fecho do negócio, ou seja, assim que o imóvel seja vendido. Pode gastá-los no que lhe apetecer. Viva la vida.
Entretanto, esperemos que o sol regresse e que o casal de Coimbra consiga alugar a garagem.
Até breve!
Gustavo Sousa