Shawn Achor, um conhecido autor e palestrante americano, numa TED Talk, que conta com milhões de visualizações, aborda, de forma absolutamente inspiradora, o impacto que o pensamento positivo tem na nossa vida profissional. O que ganhamos, concretamente, quando somos otimistas ou quando trabalhamos com pessoas otimistas?
Diz Achor que 90 % da nossa felicidade não é determinada pelo mundo externo, mas pela maneira como o nosso cérebro processa o mundo. Mais: somente 25 % do nosso sucesso profissional está relacionado com o nosso quociente de inteligência (Q.I.). Os restantes 75% são determinados pelo nosso nível de otimismo, pelo nosso ambiente social e a pela nossa capacidade de encarar o stress como um desafio, e não como uma ameaça.
O nosso cérebro quando está em modo positivo funciona significativamente melhor do que quando está neutro, negativo ou stressado, porque os nossos níveis de inteligência, de criatividade e de energia são mais altos. A dopamina, que inunda o nosso sistema quando estamos otimistas, deixa-nos mais felizes e aciona todos os centros de aprendizagem do nosso cérebro, permitindo-nos adaptar ao mundo de forma diferente. Dos estudos efetuados, concluiu-se que os resultados dos negócios também melhoram significativamente. Um cérebro positivo é 31 % mais produtivo do que um neutro, negativo ou stressado. Somos 37 % melhores nas vendas.
Quando me perguntam qual é o meu segredo, sorrio. Não é segredo, é uma questão de atitude: alicerço o meu trabalho, diariamente, no otimismo. Não me parece que faça sentido levar a vida de outro modo. Onde tantos veem ameaças intransponíveis, eu vejo desafios aliciantes. No ponto em que muitos desistem, eu persisto. Pessoas otimistas, focadas e motivadas geram resultados ao mesmo nível.
Na hora de vender o seu imóvel, escolha um consultor feliz.