Esta semana, resolvi partilhar consigo três das principais ideias inspiradoras transmitidas pela COO do Facebook, Sheryl Sandbert, num célebre discurso, em 2012.
1: “Se lhe oferecerem um lugar num foguetão, não pergunte onde fica o seu lugar, entre no foguetão!”. Este conselho foi-lhe transmitido por Eric Schimidt, então CEO da Google, quando ela estava em dúvida se aceitava ou não a proposta para trabalhar na empresa.
(Quando for confrontado com uma oportunidade: entre no foguetão. E, já agora, se há pegadas na Lua, não nos digam que o céu é o limite.)
2: Procure oportunidades, crescimento, procure causar impacto, procure encontrar uma missão. Preocupe-se em aperfeiçoar as suas competências, não o seu currículo.
3: O sucesso nem sempre se assemelha a uma escada, que se vai subindo, sozinho, degrau a degrau. Todos sobem juntos. Para exemplificar esta ideia, Sheryl partilhou como havia contratado Lori Goler, a responsável pelos Recursos Humanos do Facebook. Na entrevista, em vez de se focar nas próprias competências, para se “vender a si própria”, Lori perguntou a Sheryl: “Qual é o maior problema que enfrenta, neste momento, e como posso ajudá-la a resolvê-lo?” Foi imediatamente contratada.
A minha missão é clara: de cada vez que contacto com um potencial cliente, não sou movido pela urgência em vender-me a mim próprio, em desenrolar currículo para inflacionar egos. O que me move, na área do imobiliário, é, precisamente, essa pergunta-chave: Qual é o maior problema que enfrenta, neste momento, e como posso ajudá-lo a resolvê-lo?
Tem um imóvel para vender? Fale comigo.