Em 2016, um anúncio intitulado “Ela disse não”, publicado na secção de classificados do jornal brasileiro Zero Hora, comunicava a venda de um anel de ouro pertencente a um homem que havia proposto casamento à namorada e que fora rejeitado.
Partilho-o consigo.
ELA DISSE NÃO
VENDE- SE anel de ouro 18k c/ brilhante, s/ uso, única (possível) dona declinou. Acendi velas, forrei o piso c/ pétalas (vermelho metálico) preparei talharim à carbonara (receita copiada da internet). Operei o saca-rolhas, servi 2 taças com malbec (argentino). Jazz (instrumental/ americano) ao fundo. Antes da sobremesa: encostei joelho (direito) no piso soterrado por flores. Destampei o casulo aveludado. proposta feita. Ao que parece, oportunidade única, p/ ela, nunca foi. Lacrimejou/- berrou/ culpou a rotina (1 clichê) c/ apenas 8 meses de uso, fui substituído por 1 rapazote 0km. 1 estagiário de Direito, 23 anos (revisado em rede social). Colega de trabalho, mais potência, 6 gomos no abdômen. Em péssimo estado, busco, ao menos, recompensa financeira. Voltei a fumar (clichê, 2). Bem que mamãe (falecida, 3 anos) sempre avisava: as coisas do coração não têm pisca pisca. Enfim, negocia- se. Aceitamos ofertas/ trocas/ ombro amigo e histórias a combinar c/ essa. Envie p/: [email protected]
Não passou. Tornou-se viral.
O próprio jornal, sensibilizado com a história deste homem, partilhou o anúncio nas suas redes sociais. Mais de 20 mil “gostos” e 12 mil partilhas mostraram que a mensagem tinha atingido em cheio o coração dos leitores, solidários com o homem rejeitado. O endereço de e-mail indicado no anúncio recebeu mais de mil mensagens solidárias.
No entanto, este anúncio é pura ficção: fazia parte de um projeto que o seu autor, o publicitário e professor de Publicidade e Propaganda, Samir Arrage, desenvolveu, no âmbito do seu mestrado em Escrita Criativa.
Por que motivo decidi partilhar esta história consigo hoje?
Primeiro, porque é divertida. Por si só, já seria motivo suficiente.
Segundo, porque nos mostra o poder da diferenciação.
Samir pretendia apenas obter algumas reações, para integrar na sua tese de Mestrado. Obteve muito mais do que isso. Mas só o conseguiu porque soube utilizar este fator que, hoje em dia, parece quase estar em vias de extinção: a diferenciação.
Fazer diferente do que todos fazem dá trabalho e exige competência.
Mas sabe o que traz em troca? Resultados.
Se tem um imóvel para venda e está cansado de ver mais do mesmo: fale comigo.
Ao contrário da namorada do anúncio, à diferenciação: eu digo “sim”.
Fale comigo!
Até breve!
Gustavo